Deus Tem um Futuro Para Você

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. Jeremias 29:11

Quando nos batizamos, escolhemos ser sepultados com Cristo, a fim de que assim como Ele foi ressuscitado dentre os mortos, também vivamos uma nova vida, e em abundância. O passado, portanto, precisa ficar para trás, ele não deve nos controlar, impedindo-nos de alcançar o novo de Deus.
O medo é um sentimento instintivo e precisamos aprender a dominá-lo. Precisamos desenvolver estratégias para que ele não nos domine. Se você não sabe como, peça ajuda, mergulhe em um processo de autoconhecimento e de conhecimento de quem é Deus em sua vida. Faça algo. Responsabilize-se por essa mudança. Jamais se ponha na pior condição que eu e você podemos nos colocar diante do nosso passado: a de vítima. Vitimização é o pior veneno no processo de restauração. Somente você pode modificar o rumo de sua história. Deus colocará em sua vida algumas pessoas para ajudá-lo, mas ninguém é ajudado se não quer ajuda. Ninguém pode fazer por você aquilo que somente você pode fazer.
Se existe algo que paralisa sua vida é o fato de você estar apegado ao passado. Muita gente não consegue desfrutar da vida porque está apegado a algo que deveria estar morto.
Eu mesmo fiz muitas coisas ruins em minha vida, fiz um monte de escolhas erradas, me meti em muitas confusões, escandalizei pessoas, traí e decepcionei pessoas que amo. Por muito tempo o diabo teve sucesso sobre minha mente com suas setas dizendo: “Você nunca ficará livre disto, Deus e as pessoas jamais te perdoarão, Nem Deus pode te amar! Você jamais conseguirá ter dias bons em sua vida!” E uma coisa posso lhe dizer com convicção: Se existe algo que você precisa entender é que o diabo é um mentiroso!
Efésios (2:10) diz que nós somos feituras de Deus, frutos de Sua obra! Isso quer dizer que Ele nos escolheu e nos formou no ventre de nossas mães com Suas próprias mãos!
Em Jeremias (18:1-6) a Bíblia mostra que o oleiro refaz seus vasos porque os vasos estão deformados e todos somos vasos deformados e fracos, mas Deus escolheu vasos fracos e põe Sua glória em nós porque Sua glória e Seu poder brilham através das nossas fraquezas e imperfeições.
Há algo errado que fazemos, entretanto, que é olharmos demais para nossos erros e sempre tentarmos impressionar os outros com a nossa “perfeição”. Todos nós temos um passado e todos nós temos um futuro, somos todos vasos deformados; Deus quer morar em nós e deixar Sua glória brilhar através de nós. Deus disse ao Apóstolo Paulo: “O meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza!” (2 Coríntios 12:9)
Pare de dar ouvidos aos seus erros do passado. Deus tem bons planos para você fazer com seu futuro. Você e eu temos um futuro em Deus, que Ele mesmo preparou de antemão para nós, caminhos que Ele preparou antes da fundação do mundo, para que nós andemos neles, vivendo uma vida plena. Comece a crer que vale a pena levantar de manhã com a convicção que Deus preparou algo bom para você nesse dia.
No meu relacionamento com Deus eu posso ter esperança. Pode ser que nem tudo esteja do jeito que eu quero hoje, mas, glórias a Deus, eu posso sempre ter esperança. Deus já preparou algo de bom para a minha vida e a sua também.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
(Jeremias 29:11)
Minha oração é que você se posicione e se comprometa a sair deste estado de culpa e desse processo de vitimização em que se encontra. Espero em Deus que você possa dar seu testemunho acerca das suas conquistas, assim como hoje eu dou testemunho do que consegui vencer com a ajuda de Deus. Não despreze o poderoso conteúdo deste pequeno livro: não fuja; enfrente seus medos, viva os processos que Deus deseja que você viva, acredite no que Deus já preparou em Cristo Jesus para sua vida e persevere, sempre.

Trecho Livro os Caminhos da Restauração – Editora Jocum


EURÍPEDES MENDES FILHO
PASTOR, MISSIONÁRIO,
ESCRITOR E CONFERENCISTA